Jorge Cotter, diretor do Serviço de Medicina Interna do Hospital de Guimarães, vai dar a 20 de dezembro (11h30), no Teatro Jordão, a sua “última aula magistral”, assinalando assim «45 anos de carreira pública ao serviço da comunidade».
A informação foi agora divulgada pela Unidade Local de Saúde do Alto Ave, que convida «toda a comunidade» a assistir a este momento.
Jorge Cotter, que nasceu em Guimarães em 1956, concluiu em 1979 o curso de Medicina na Universidade do Porto, formando-se especialista em Medicina Interna no Hospital São João do Porto com a nota mais alta até à data, 20 valores.
Foi na Universidade do Minho que decidiu prosseguir os estudos com um doutoramento em Ciências da Saúde – Medicina Clínica, onde exerceu posteriormente a docência na sua Escola de Medicina como professor convidado.
Jorge Cotter – que mantém uma relação de amizade com gentes de Basto – ingressou como médico assistente no hospital vimaranense em 1989, tendo sido nomeado chefe do serviço de Medicina Interna na década seguinte e passado a diretor em 2004.
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna distinguiu-o com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2023, acumulando assim mais uma distinção, depois de ter recebido, em 2005, das mãos de Jorge Sampaio, Presidente da República, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.
Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (2015 – 2017), presidente do Colégio da Especialidade de Gastrenterologia da Ordem dos Médicos (2012 – 2015) e presidente da Secção da Subespecialidade de Hepatologia da Ordem dos Médicos, além de membro da Comissão Oncológica do Hospital de Guimarães. [Redação].