Quarta-feira, Janeiro 21, 2026
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Mais uma ótima edição do Terras de Basto

O aumento da capacidade do Aterro Sanitário de Codeçoso, em Celorico de Basto, traz à colação um problema que não é só das Terras de Basto, mas de todo o país: não há onde depositar mais lixo. Dos 35 aterros, 22 já ultrapassaram os 80%. A ministra do Ambiente lembra uma recomendação europeia para reduzirmos o que vai para aterro para 10%. Nós levamos mais de 50%. «Por isso não faz sentido aumentar a capacidade com novos aterros», diz. Sob o título “Mais lixo para Codeçoso”, este é o principal destaque de mais uma ótima edição do Terras de Basto.

Na capa do jornal que esta quinta-feira (22) sai para distribuição, damos também destaque a uma festa popular de Ribeira de Pena, a Festa das Carranhosas. A vila reencontra, nesta passagem de janeiro para fevereiro, uma das suas mais singulares e carismáticas tradições… A Festa das Carranhosas mistura memória popular, folclore comunitário e uma alegria contagiante que conquista gerações.

Também nesta edição, o Terras de Basto inicia, com Abadim, de Cabeceiras de Basto, um périplo pelas freguesias dos quatro concelhos desta sub-região. Vamos procurar fazer o retrato de cada localidade.

Ainda em Cabeceiras de Basto, voltamos a um tema que já deu muito que falar…. E até pode ser que o problema já esteja ultrapassado, o que não é muito provável. A construção de um prédio de dois andares para habitação social, nas Cerdeirinhas, em Refojos, corre o risco de se tornar muito caro para o Município, por causa das penalizações do PRR.

Voltamos a Celorico de Basto para falar das obras em curso no centro de saúde. São cerca de 2 milhões de euros, pagos pelo PRR. O Município promete mais investimentos nesta área durante o mandato.

E o último título da capa vai para Mondim de Basto, onde a aldeia de Travassos, no Bilhó, volta a ser palco do emblemático Leilão das Carnes, um evento que marca o “Domingo Magro”, mas que este ano, por razões eleitorais, se realiza no sábado (7 de fevereiro). É o início oficioso das festividades carnavalescas no concelho.

Além dos destaques de capa, nesta ótima edição do Terras de Basto pode ainda encontrar entrevistas com os autores Irene Teixeira e Marco Magalhães, que apresentam os seus primeiros livros em Celorico de Basto, bem como abordagens a temas como as “Divergências internas” nos Bombeiros Celoricenses, o Entrudo de Gondarém ou a prospeção de lítio no perímetro Seixoso-Vieiros, que implica com territórios de Celorico e Mondim de Basto.

E, claro, temos ainda para ler com atenção a opinião de Rosabela Afonso, Afonso Valente Batista, Manuel Quinta, Luísa Teixeira, Maria Inês Alves e João Miranda.

Tenha boas leituras, com o Terras de Basto.

João Paulo Mesquita, diretor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles