Celorico de Basto iniciou um serviço de transporte público que se aproxima do conceito de transporte urbano, servindo alguns dos principais equipamentos públicos da vila-sede. De acordo com o vereador da tutela, o consórcio “Linhas” – que assumiu a 17 de dezembro os transportes públicos neste concelho da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa – deixa de ter como único ponto de paragem a central de camionagem.
«O que tínhamos, era a central de camionagem como fim de linha; havia utentes dos transportes públicos, designadamente os mais velhos, que tinham necessidade de ir de táxi da central até aos serviços da Segurança Social ou ao Centro de saúde, na outra ponta da vila; ora, isso não fazia sentido», explica.
De acordo com José Sousa, a partir de agora, os titulares de um título de transporte que pretenda atravessar a vila, «por exemplo, para ir ao Centro de Saúde, pode fazer o transbordo na central de camionagem para o autocarro que vai fazer esse percurso e sair na paragem mais próxima daquele serviço público. «O contrário também é válido», diz o vereador.
A medida – esclarece – resultou de uma articulação com a Autoridade de Transportes da CIM do Tâmega e Sousa e com os operadores, pretendendo acrescentar melhorias substanciais na mobilidade interna. «O objetivo é melhorar a acessibilidade dos cidadãos a serviços como o Centro de Saúde, as Finanças, o Tribunal, a Segurança Social ou a Casa do Agricultor, entre outros», sublinha aquele responsável.






