Domingo, Fevereiro 22, 2026
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Novos lares de Ribeira de Pena geridos por “ipss”

As estruturas residenciais para idosos que o Município de Ribeira está a concluir nas localidades de Santa Marinha e de Santo Aleixo/Bragadas vão ser geridas por uma única “instituição particular de solidariedade social” do concelho. A confirmação foi feita ao Terras de Basto pelo presidente da autarquia, que não quis, «para já», tornar pública de que entidade está a falar.

João Noronha diz que a “ipss” em causa será conhecida em breve, propondo-se a autarquia estabelecer um protocolo para a gestão comum, assim procurando também rentabilizar recursos e sinergias, desde logo porque há uma complementaridade entre os dois equipamentos.

Os dois lares para idosos estão em fase de conclusão, devendo avançar nos próximos dias os respetivos concursos para instalação do equipamento, permitindo que possam entrar em funcionamento «até ao verão».

O lar de Santo Aleixo/Bragadas arrancou com um investimento total de cerca de 2,8 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O equipamento, que se destina a acolher 36 utentes, integra alojamentos adaptados e serviços de apoio à vida diária, numa obra que caminha para a sua conclusão.

Na freguesia de Santa Marinha, prossegue a construção de outra “erpi”, um projeto que contempla diversos quartos – entre individuais e duplos – e espaços comuns, sendo concebido para responder a uma procura crescente por cuidados de longa duração no interior do país. De acordo com os dados disponibilizados, esta intervenção representa um custo superior a 2,3 milhões de euros, também parcialmente suportado por fundos comunitários.

Os dois equipamentos não só visam a melhoria da oferta de cuidados a idosos no concelho, marcado por um envelhecimento demográfico acentuado, como a dinamização económica local, com a criação de postos de trabalho durante a fase de construção e no futuro funcionamento das valências.

O autarca de Ribeira de Pena reafirma, entretanto, a intenção de avançar com a empreitada para a construção de outra estrutura residencial, em Canedo, «dotando, assim, esta freguesia de um equipamento social capaz de acolher, de cuidar e de tratar com respeito os idosos».

Neste contexto, João Noronha fala ainda das obras de ampliação do Lar da Misericórdia de Cerva, que permitirão «aumentar significativamente a capacidade da instituição», e em cuja candidatura a financiamento está a trabalhar a autarquia.

A tentar financiamento está igualmente a requalificação da envolvente ao Santuário da Senhora da Guia, que visa transformar todo o espaço, «trazendo maior dignidade e comodidade ao principal local de culto do concelho».

«Também vamos avançar com a construção do Ginásio de Ribeira de Pena e com a transformação do gimnodesportivo num pavilhão multiusos, devidamente preparado e apetrechado para acolher eventos variados que contribuam para a valorização das nossas tradições e para a dinamização da economia», reafirma ainda. [JPM].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles