Sexta-feira, Dezembro 19, 2025
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Mais uma ótima edição do Terras de Basto

A estrutura-base de um miradouro nas Fisgas de Ermelo, em Mondim de Basto, está a ser considerada «um completo absurdo». A contestação sobe de tom. A autarquia diz que estamos perante uma construção não intrusiva, mas as pessoas ouvidas por este jornal não querem que lhes falem de betão naquele sítio com tantos milhões de anos. E este é, assim, um dos principais destaques de capa de mais uma ótima edição do Terras de Basto.

Mas o principal destaque da edição é mesmo uma conversa com o mentor do «maior presépio vivo da Europa». O Padre João Torres é de Arco de Baúlhe e está a paroquiar em Priscos, Braga. Há 18 anos, lançou esta verdadeira viagem ao passado, com uma dimensão e riqueza de cenários que vão além da recriação da Família de Nazaré e do seu quotidiano, envolvendo centenas de figurantes e mais de noventa cenários que transportam os visitantes para a realidade histórica, cultural e religiosa da Natividade. É um dos nossos trabalhos de Natal.

Na caixa de chamadas, elas vão para a visita do Primeiro-Ministro a Celorico de Basto. Luís Montenegro juntou-se agora à galeria de quantos prometeram a conclusão da Variante do Tâmega, que se propõe ligar a zona baixa das Terras de Basto – de Celorico e de Mondim, particularmente – à rede nacional de autoestradas, concretamente à A7, no Arco de Baúlhe, em Cabeceiras de Basto. Ele diz que vai mesmo terminar os seis quilómetros que faltam.

Já em Cabeceiras de Basto, o título volta a ser com Joaquim Barreto e a sua chegada aos corpos sociais dos Bombeiros Cabeceirenses, que agitou as hostes políticas locais. Foi mesmo a notícia sensação destes últimos dias, no contexto da eleição de novos órgãos sociais. A política também passa por ali.

Ainda em Mondim de Basto, damos conta das investigações da Polícia Judiciária. Aparentemente, ninguém sabe – nem o poder, nem a oposição – quais os processos em causa. Parece serem vários e tanto podem ser dos mandatos anteriores, como do atual. É por isso que ninguém quer falar. Os agentes da PJ passaram o dia recolher documentação.

Momentos mais calmos para Ribeira de Pena, onde dirigentes autárquicos, do município e das juntas de freguesia, se juntaram a mais de meio milhar de cidadãos num convívio organizado pelo município num espaço de eventos em Antas. João Noronha aproveitou para lhes lembrar… umas coisas.

Tenha boas leituras e muito boas festas.

O diretor,

João Paulo Mesquita

[diretor@terrasdebasto.pt]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles