«A Universidade Sénior de Celorico de Basto tem sido um espaço de grande valor para os nossos seniores ao promover o convívio, o acesso ao conhecimento e o envolvimento ativo na comunidade». A afirmação é da vereadora da Educação, Cultura e Associativismo na autarquia local e foi feita a propósito do vigésimo aniversário daquela coletividade.
Maria José Marinho, que sublinhou a importância da parceria entre o município e a estrutura associativa, relevou o seu contributo para a qualidade de vida dos associados e para a difusão da cultura local e das tradições concelhias.
Dedicada à promoção do conhecimento e do envelhecimento ativo, a Universidade Sénior tem entre as atividades que promove o ensino da música e da história, do yoga e a atividade física, além de visitas de estudo e ações de preservação do património local.
Promover o envelhecimento ativo é um dos principais objetivos da coletividade, que assim organiza atividades que ajudam a manter a saúde física e mental dos seus associados, combatendo o isolamento e promovendo o convívio e o sentido de pertença. Esta oferta educativa e social contribui para uma vida mais longa e saudável, ampliando as oportunidades de desenvolvimento e bem-estar dos cidadãos.
José Machado, o presidente da direção, destacou na circunstância uma homenagem «necessária» a Palmira Manuela, «que fez os convites às várias pessoas que vieram a constituir a Universidade Sénior de Celorico de Basto».
Agradeceu igualmente ao padre Armandino Lopes, «entusiasta deste projeto desde o primeiro momento», realçando que esta associação tem promovido o convívio e a confraternização, através de atividades «que incentivam o conhecimento, a cultura e a vida ativa após a reforma, bem assim como uma ligação cada vez mais estreita com a comunidade».
A Universidade Sénior de Celorico de Basto está aberta à participação da população sénior do concelho, funciona no Centro Paroquial de Arnoia, onde mantém um grupo coral, aulas de cidadania, encontros e palestras com escritores e outras personagens com trabalho relevante, visitas guiadas ao património e também a espetáculos culturais e ainda a atividade física, com a realização de aulas de yoga.