Honram o mesmo orago, o apóstolo São Tiago, e também por isso têm o feriado municipal no mesmo dia, mas, acertadamente, se para Mondim de Basto ele encerra as festas concelhias, para Celorico de Basto marca praticamente o seu início. Com centros festivos tão próximos, os dois concelhos de Basto comungam também os públicos festeiros, sendo, por isso, natural alguma rivalidade nos programas.
Para Mondim, o cabeça de cartaz deste ano é Matias Damásio, cantor de ascendência angolana, marcado pelo êxito “Loucos”, que se apresenta na Avenida Augusto Brito a partir das 22h00 de 20 de julho.
Já para Celorico, impõe-se o consagrado Tony Carreira, cantor beirão com 35 anos de carreira e mais de 25 álbuns editados, sempre identificado com “Sonhos de Menino”, que vai encher a Praça António Ribeiro a partir das 23h00 de 27 de julho.
Do programa mondinense fazem igualmente parte Virgul, nome artístico de Bruno Silva, cantor de origens sãotomenses que integrou a formação “Da Weasel” e segue agora a solo, que atua a partir das 22h30 de 19 de julho, no centro da vila.
E o dia em que os dois concelhos se unem numa corrida só – a Corrida de São Tiago entre as duas vilas-sede, dia 21 – é também aquele em que, em Mondim, a música pertence à “Banda Europa”, formação popular que se apresenta a partir das 22h00, no sítio da festa.
Pela vila mais próxima do Tâmega passa ainda, antes da Grande Noite dos Romeiros (24), a música da Escola Municipal (22) e os cantares de desafios (23). A festas mondinenses terminam no Dia do Município, marcado pela sessão solene da Assembleia Municipal e pelo despique de bandas filarmónicas no auditório local.
Em Celorico, o Dia do Município põe em destaque as marchas populares e, noite fora, a música de “Groovin’Orchestra by AMB convida”. Um despique de bombos e um festival de folclore preenchem o programa de sexta-feira (26), reservando para o grande dia de sábado (27) o concerto de Tony Carreira, a partir das 23h00, depois de o público ter sido aquecido pelo Grupo OMNI’S.
Para o último dia das festas celoricenses estão programados o já habitual cortejo etnográfico (18h00) e as concertinas & desgarradas (21H00). [Redação].