A cabeceirense Marta Teixeira é a representante das Terras de Basto na seleção nacional A de futsal feminino que se apurou agora para a final do mundial da modalidade após a estrondosa vitória por 7-1 sobre a Argentina.
Martinha, como é conhecida, é atleta do Grupo Cultural e Recreativo Nun’Álvares, de Fafe, e foi convocada à última da hora, não tendo sido muito utilizada nesta fase final, que está a decorrer nas Filipinas.
A atleta de Basto – que regista nove internacionalização pela seleção A, ao serviço de quem jogou 170 minutos – marcou, contudo, o nono dos 10 golos com que Portugal derrotou a seleção da Nova Zelândia, em jogo do Grupo C.
A final do “2025 FIFA Futsal Women’s World Cup” está marcada para a “PhilSports Arena”, em Pasig, na área da Grande Manila, e Portugal vai defrontar o Brasil, este domingo (7), às 11h30 (RTP).
A estreia da Seleção fez-se com uma goleada: 10-0 frente à Tanzânia. Portugal não deu hipóteses, marcando de forma intensa e variada. No segundo jogo, frente ao Japão, repetiu o bom desempenho e venceu por 3-1, garantindo a qualificação para os quartos-de-final e assegurando o 1.º lugar do Grupo C. Para fechar a fase de grupos, defrontou a Nova Zelândia e voltou a vencer por 10-0, fechando o “pleno”: três vitórias, muitos golos marcados, limpeza defensiva e classificação direta como líder de grupo.
Nos quartos-de-final, Portugal enfrentou a Itália e venceu de forma convincente por 7-2. A partida confirmou o favoritismo luso e garantiu lugar nas meias-finais. Na meia-final, o adversário foi a Argentina. Portugal entrou a todo o gás e desfez qualquer dúvida com uma vitória por 7-1, mostrando equilíbrio defensivo e eficácia ofensiva. Com essas duas vitórias expressivas em jogos eliminatórios, a seleção portuguesa confirmou a presença na final do Mundial, um feito histórico para o futsal feminino nacional.






