Não decorreram ainda os 100 dias de mandato e a vereação em exercício de funções atribuídas na Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto vai proceder já à substituição temporária de um dos seus elementos, a vereadora Laura Magalhães.
O requerimento para suspensão de mandato – por motivo de licença de maternidade – é votado nesta quarta-feira (17), cumprindo-se a partir do dia seguinte e por um período de cinco meses, ou seja, até 18 de maio de 2026.
Laura Magalhães vai ser substituída durante este período por elemento do seu partido que se lhe segue na lista de candidatos às autárquicas de 12 de outubro, no caso Maria Inês Alves Fonseca Bastos.
De acordo com a legislação eleitoral, para trás fica o quarto elemento da lista de candidatos da coligação “Fazer Diferente”, João Avelino, que, por pertencer ao CDS, é ultrapassado pelo representante do mesmo partido do vereador que suspende.
Inês Bastos assume, assim, a partir de quinta-feira (18) as pastas da transição digital e inovação; emprego e inserção profissional; educação, formação e inovação; ciência, conhecimento e cultura; coesão social e habitação; promoção da saúde; tempos livres e desporto; e associativismo e juventude. [JPM].






