Vão ser transmitidas em direto as reuniões do executivo municipal de Cabeceiras de Basto, à semelhança do que acontecia até agora com as sessões da Assembleia. A proposta foi do novo presidente, Manuel António Teixeira, que assim quis «reforçar a transparência» deste órgão autárquico e a «proximidade com os eleitores», que «assim têm a oportunidade de acompanhar por via digital a discussão e tomada de decisões» da vereação.
A proposta foi aprovada por maioria, registando a abstenção dos dois vereadores socialistas, expressa pelo ex-presidente da Câmara, que havia recusado tal possibilidade em anteriores mandatos.
A primeira reunião do mandato, a 31 de outubro, foi gravada para eventual transmissão em diferido, tendo sido aprovada a proposta para a transmissão em direto dos próximos encontros da vereação, reformulado que esteja o respetivo regimento, para enquadramento com a lei de proteção de dados.
A captação videográfica e respetiva transmissão em canal digital serão feitas com equipamento municipal já existente, sendo operado por colaboradores da autarquia.
O presidente da Câmara Municipal assumiu também nesta primeira reunião a disponibilidade para se encontrar com a Imprensa no final de cada reunião do executivo, «para abordar assuntos discutidos e decisões então tomadas, mas também para abordar outros assuntos que os jornalistas considerem pertinentes».






