A concelhia social-democrata de Celorico de Basto vai indicar novamente a novel deputada Sílvia Cunha como a sua representante na lista de candidatos a deputados do PSD pelo Círculo de Braga, soube o Terras de Basto.
Sílvia Cunha, natural de Agilde, que integrou a última lista do seu partido em 12.º lugar, assumiu a 12 de março, pela primeira vez, funções parlamentares em consequência da suspensão do mandato por parte do barcelense Carlos Eduardo Reis.
Também a concelhia social-democrata de Cabeceiras de Basto se prepara para indicar uma mulher para a lista, adiantando o seu presidente, André Gustavo Magalhães, que «o seu nome será uma surpresa, vindo da sociedade civil, assim acrescentando valor, tanto neste momento eleitoral para as legislativas, como posteriormente para as autárquicas».
Sábado (22), o PSD/Braga reuniu a sua assembleia e comissão política distritais para os seus membros «se pronunciarem sobre a lista candidata pelo Círculo de Braga às eleições legislativas de 18 de maio».
«Numa sessão com sala cheia» — diz a nota oficial –, ouviram-se «intervenções encorajadoras para o percurso eleitoral até às eleições», com «apoio unânime à liderança de Luís Montenegro».
Posta à votação, «a proposta do perfil do deputado e a estratégia para a constituição da lista candidata às próximas legislativas mereceram parecer favorável, votado por unanimidade», diz a estrutura distrital do partido, embora sem tornar público qual o perfil e qual a estratégia.
A lista do PSD/Braga deverá voltar a ser liderada pelo secretário-geral do partido, o bracarense Hugo Soares, seguindo-se-lhe o surpreendente nome do também bracarense Joaquim Barbosa, que integrou a lista anterior em décimo lugar e acabou por ser chamado para o Parlamentar por força do lugar deixado vago por um dos eleitos.
Outra surpresa que deverá confirmar-se quando a lista for oficialmente apresentada aponta para a inclusão do vimaranense Ricardo Araújo, que, sendo embora candidato à câmara municipal, prefere jogar pelo seguro e garantir lugar elegível nas legislativas.
De saída – adiantam as nossas fontes – está também o já histórico famalicense João Paulo Oliveira, que coordenou os deputados sociais-democratas eleitos por Braga na legislatura que agora finda. [JPM].
