Sexta-feira, Agosto 8, 2025
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Há dois anos que câmara de Cabeceiras promete escorrega e baloiço ao JI de Olela

Não fora suficiente a mudança para instalações provisórias, por força do encerramento compulsivo ordenado pela autoridade de saúde, as crianças que frequentam o Jardim-de-Infância da Olela, em Basto (Santa Senhorinha) – a funcionar no edifício da antiga escola do ensino básico – estão há dois anos sem um único equipamento ludo-recreativo, apesar da continua reivindicação dos encarregados-de-educação e dos autarcas locais.

O assunto tem motivado contínuas promessas do executivo municipal, que diz ser sua intenção ali instalar alguns dos equipamentos básicos, «mas o que é certo é que, desde setembro de 2023, ao seu dispor as crianças apenas têm… uma caixa de areia», explica ao Terras de Basto o pai de uma das crianças que frequenta o estabelecimento.

Em reunião com os encarregados de educação, a vereadora da tutela prometeu a aquisição de, pelo menos, um escorrega e um baloiço, mas tal nunca se concretizou.

a reunião da Assembleia Municipal, de

A 20 de setembro de 2024, em sessão de Assembleia Municipal, a coligação “Fazer Diferente” chamou o assunto à colação e perguntou ao presidente de Câmara «por que é que as promessas não eram cumpridas» e «por que é que nem um escorrega e um baloiço lá eram instalados».

Respondeu então a vereadora da Educação que «o recreio não está de todo nas melhores condições», e que, como lhe havia reiterado a professora, «que talvez fosse necessário continuar lá mais um ano», tinha solicitado à divisão responsável «para aquisição de um escorrega e de um baloiço».

Na Assembleia Municipal de 27 de dezembro de 2024, a coligação liderada por Manuel António Teixeira voltou a questionar o presidente de Câmara sobre o assunto, tendo recebido a garantia de que, «no máximo no espaço de um mês, estaria a funcionar»: «Somos naturalmente pessoas de compromisso… Dentro de um mês, no máximo, estará a funcionar», afirmava.

Já na sessão de 21 de fevereiro último, a coligação voltou a questionar o autarca. «É uma realidade que ainda não estão lá, mas também é uma realidade que o processo está a decorrer para a aquisição, com algum atraso, não tenho alguma dúvida», ouvia como resposta.

A 24 de março de 2025, o recreio das instalações provisórias do Jardim de Infância de Basto (Santa Senhorinha) continua exatamente igual, desprovido de quaisquer equipamentos ludo-pedagógicos, «seja escorrega, baloiço ou o que quer que seja que se compagine com as recomendações para este estabelecimento de educação em que brincar é fundamental». [TB].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles