A «utilização eficaz de três milhões de euros do orçamento municipal» de Celorico de Basto «para potenciar as áreas da saúde, habitação, turismo, desporto, cultura, ambiente, juventude e empreendedorismo» é um resumo das propostas para o “plano e orçamento” do próximo ano que os socialistas locais acabam de formular junto da presidência da câmara municipal.
A proposta – entregue ao presidente do executivo durante uma audiência que concedeu aos novos dirigentes da secção concelhia do PS, liderada por Eugénio Carvalho – incluiu a criação de um “cheque proteção sénior 65+”, «a atribuir a todos os cidadãos que façam 65 anos, para ser utilizado na vacina antipneumocócica»; recomendada pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia e que tem um preço unitário de 40,69 euros.
Na circunstância, foi igualmente proposto «um programa de reabilitação urbana para criação de habitação para as classes com rendimentos médios e baixos».
Lamentando que nos três anos anteriores o executivo social-democrata não tenha sido capaz de ouvir as suas propostas para o orçamento, os socialistas dizem que a partir de agora a presidência «terá de se habituar a enfrentar um PS/Celorico de Basto ativo, atento e pronto para preparar o futuro e merecer a confiança dos celoricenses».
Quanto à presente audiência, Eugénio Carvalho lamenta ainda que o presidente da Câmara se tenha comprometido apenas «a estudar as propostas». «Esperemos que o faça com seriedade e que queira negociar um “plano e orçamento” que vá realmente de encontro às necessidades», diz.
Voltando às suas propostas, o novo líder do PS/Celorico de Basto – que é também o segundo vereador socialista em exercício, na oposição – releva, por exemplo, o efeito complementar à estratégia local de habitação. «São dois milhões de euros que propomos sejam investidos no apoio à reabilitação do edificado devoluto e em ruínas que temos nos nossos principais centros urbanos; será importante para motivar a recuperação dos edifícios, melhorando os nossos centros urbanos e colocando mais oferta no mercado de aquisição ou de arrendamento, apoiando a população com rendimentos médios e baixos», diz.
Na área do turismo, Eugénio Carvalho propõe um “site” e uma aplicação «que sejam eficazes na atração de turistas ao concelho», bem assim com «um trabalho profundo de recuperação das atrações turísticas do concelho, das naturais às monumentais, bem como de dois centros dedicados ao “trail” e ao “btt”».
Para a juventude, propõe a criação de «um centro que ajude os jovens celoricenses a serem mais competitivos no mercado de emprego e também a serem capazes de criar o seu próprio negócio».
Já na área ambiental, apresenta «propostas que promovem a economia circular e a economia verde para aproveitamento da biomassa dos espaços florestais», isto a par de «mais meios para a implementação do projeto que venceu o orçamento participativo jovem, promovendo a instalação de painéis fotovoltaicos em todos os edifícios públicos».
O presidente da comissão política concelhia do PS propõe igualmente a redução da fatura da água, «além do que já foi prometido pela candidatura do PSD à presidência da Câmara Municipal, uma redução de 10€, sem seguimento até ao momento».
Quanto ao desporto, Eugénio Carvalho avança com uma proposta assumida «por todas as forças que se apresentaram a sufrágio nas últimas autárquicas»: «a cobertura de todos os polidesportivos do concelho». [Redação].