Um dos maiores génios da literatura universal é celebrado em Celorico de Basto numa cerimónia comemorativa dos 500 anos do seu nascimento, designada “Vida e Obra de Camões, 500 anos do criador da poética da nossa língua”. A iniciativa, que conta com a participação de reconhecidos oradores e conhecedores do poeta e da sua obra, acontece a 29 de novembro (15h30), no centro cultural.
Passados 500 anos, assim se debate uma das maiores figuras da literatura lusófona, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, “Os Lusíadas”, retrato profundo das descobertas portuguesas.
A cerimónia comemorativa é impulsionada pelo diretor-adjunto do Terras de Basto, patrono da Cultura no Município de Celorico de Basto, o escritor Afonso Valente Batista, que atraiu a Celorico de Basto conceituados intelectuais sobre a vida e obra de Luís de Camões.
Entre os convidados está, assim, a professora, investigadora e tradutora Maria Bochicchio, coordenadora de uma linha de investigação de poética e retórica no Centro interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra.
A escritora Isabel Rio Novo, autora da biografia de Luís Vaz de Camões “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte”, e Carlos Maria Bobone, escritor, alfarrabista e crítico literário, autor da biografia “Camões – Vida e Obra”, são outros dos participantes.
A cerimónia pretende assinalar a passagem dos 500 anos do nascimento do poeta, compreendendo ainda um recital de poemas da lírica camoniana pelo ator, declamador, poeta e escritor Pedro Lamares, um recital que conta ainda com a participação dos alunos do concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa “ e de atores locais, assim criando um momento cultural único que pretende exaltar o poeta e destacar a sua importância na educação e na cultura lusitana. [Redação].