Os bispos da Arquidiocese de Braga vão dedicar um mês ao Arciprestado de Celorico de Basto, realizando, entre 16 de novembro e 14 de dezembro, uma visita pastoral às suas paróquias, comunidades e instituições.
A visita inicia-se este domingo (16, 15h00), com uma celebração na igreja paroquial do Corgo, onde vão ser evocadas as figuras do venerável Bernardo de Vasconcelos, ali sepultado, e do venerável Padre Albino, também natural do arciprestado.
Ao longo das semanas seguintes, o arcebispo José Cordeiro e os bispos auxiliares Nélio Pita e Delfim Gomes visitam as diversas comunidades, instituições e agentes pastorais, promovendo encontros, momentos de oração e ações de formação que procuram «fortalecer a vida cristã e a presença da Igreja no território».
No âmbito desta visita pastoral estão previstas três formações temáticas abertas à participação das comunidades. A primeira, dedicada à liturgia, terá lugar a 21 de novembro, às 21h00, na sede do arciprestado. A segunda, orientada para a catequese, realiza-se a 28 de novembro, às 21h00, no auditório do Centro Cultural, espaço que também acolhe a terceira formação, subordinada à caridade e à ação social, a de dezembro, também às 21h00.
Paralelamente, os bispos distribuir-se-ão pelas paróquias acompanhadas pelos sacerdotes do arciprestado. Entre 19 e 23 e 27 e 30 de novembro, José Cordeiro visita as comunidades confiadas ao padre Sérgio Araújo (Arnoia, Borba da Montanha, Basto Santa Tecla e Carvalho); Nélio Pita visita as paróquias sob cuidado do padre Francisco Medeiros (Codessoso, Moreira do Castelo, Fervença e Agilde); e Delfim Gomes encontra as comunidades acompanhadas pelo padre António Gonçalves (Molares, Gagos, Ourilhe, Caçarilhe, Vale de Bouro e Basto São Clemente).
Já entre 3 e 7 de dezembro, o arcebispo visita a comunidade de Ribas, conduzida pastoralmente pelo padre Albano Costa, enquanto Delfim Gomes se desloca às paróquias confiadas ao padre Parcídio Rodrigues (Canedo de Basto, Corgo e Veade) e Nélio Pita às comunidades servidas pelo padre José Carlos Macedo (Britelo, Gémeos e Infesta).
A visita pastoral encerra a 14 de dezembro, às 15h00, com uma cerimónia no Mosteiro de Arnoia, durante a qual acontece a tomada de posse e entrega das provisões aos membros dos conselhos pastorais paroquiais e interparoquiais.






