Os bispos da arquidiocese de Braga vão dedicar um mês ao arciprestado de Celorico de Basto, iniciando a 16 de novembro uma visita pastoral às suas paróquias e instituições, que deverá prolongar-se até 14 de dezembro.
A abertura da visita – sabe o Terras de Basto – acontece durante uma cerimónia a realizar às 15h00 de 16 de novembro, na igreja paroquial do Corgo, onde se evoca particularmente o venerável Bernardo de Vasconcelos.
No contexto desta visita pastoral vão realizar-se várias ações de formação, a primeira sobre liturgia (21 de novembro, 21h00, em local a definir); uma outra sobre catequese (28 de novembro, 21h00, em local a definir); e uma outra sobre caridade/ação social (5 de dezembro, 21h00, em local a definir).
Nas semanas de 19 a 23 e de 27 a 30 de novembro, o arcebispo metropolita José Cordeiro visita as comunidades sob cuidado pastoral do padre Sérgio Araújo (Arnoia, Borba da Montanha, Basto Santa Tecla e Carvalho); o bispo auxiliar Nélio Pita visita as comunidades sob cuidado do padre Francisco Medeiros (Codessoso, Moreira do Castelo, Fervença e Agilde); e o bispo auxiliar Delfim Gomes visita as comunidades sob cuidado do padre António Gonçalves (Molares, Gagos, Ourilhe, Caçarilhe, Vale de Bouro e Basto São Clemente).
Já de 3 a 7 de dezembro, o arcebispo José Cordeiro visita a comunidade de Ribas, sob cuidado pastoral do padre Albano Costa; o bispo auxiliar Delfim Gomes visita as comunidades sob cuidado do padre Parcídio Rodrigues (Canedo de Basto, Corgo, Veade); e o bispo auxiliar Nélio Pita visita as comunidades sob cuidado do padre José Carlos Macedo (Britelo, Gémeos e Infesta).
O encerramento desta visita pastoral está previsto para 14 de dezembro, com uma cerimónia, às 15h00, no Mosteiro de Arnoia, com tomada de posse/entrega da provisão aos membros dos conselhos pastorais paroquiais/interparoquiais).




                                    

