Cabeceiras de Basto vai receber duas provas especiais de classificação do “Historic Rally Fafe”, que se realiza pela primeira vez a 7 e 8 de novembro e para o qual, embora seja a etapa de encerramento, é esperada «uma aliciante lista de inscritos».
O “Historic Rally Fafe”, que tem organização da Demoporto, estreia-se no calendário do “FIA European Historic Rally Championship” (EHRC) e nele podem participar máquinas clássicas dos anos 60 até aos 2000.
Com um percurso que atravessa algumas das mais icónicas classificativas de terra, reconhecidas internacionalmente pela sua beleza e desafio técnico, o rali também integra a chancela FIA no “European Rally Trophy”, reforçando o seu prestígio. O epicentro da competição é a cidade de Fafe, mas as emoções estendem-se, além de Cabeceiras de Basto, aos concelhos de Felgueiras e Boticas.

O “Historic Rally Fafe” apresentará algumas inovações em termos de estrutura, sendo que a única classificativa fora de Fafe será a de Cabeceiras de Basto (10,70 km), com um traçado inédito. Outras novidades são a junção dos troços de Montim com o de Vila Pouca, passando pela EN 206. O início do troço de Vila Cova, e até meio, é totalmente novo e uma estreia absoluta, derivando depois para uma estrada já antes utilizada e de nome Monte.
Se o troço de Anjos/Gontim (14,04 km) é idêntico à versão utilizada em 2020, quando o rali integrava o Europeu, o da Queimadela terá agora um final diferente, que corresponde ao acesso à EN 207 (Fafe-Póvoa de Lanhoso). O de Várzea Cova (10,74 km) mantém-se idêntico à versão dos anos anteriores.
A prova arranca oficialmente na quinta-feira (6), com a realização do “shakedown”, no troço de Gontim, mas em sentido contrário, começando em Pedraído para terminar na Lagoa.
Os pilotos inscritos no Campeonato Regional Norte disputam apenas as classificativas da segunda etapa, no sábado (7).

Na sexta-feira (7), a primeira PEC cabeceirense, a segunda da etapa, acontece a partir das 11h55, enquanto a PEC 5 se realiza a partir das 16h22.
Jari-Matti Latvala, vencedor da edição espanhola, com um “Toyota Celica 4WD Turbo”, já confirmou a sua participação, atestando o que a FIA havia assinalado num dos seus últimos comunicados, referindo-se às duas últimas provas da época.
A equipa britânica “Flexifly Rally Team”, que habitualmente faz alinhar um “BMW M3” e dois “Ford Escort 1800”, embora sem especificar detalhes da participação, também manifestou vontade de participar.
O polaco Maciej Lubiak, em “Porsche 911 Carrera RS 3.0”, quarto classificado nas Astúrias e no “top 3” da tabela classificativa do campeonato, é uma das hipóteses em aberto. De igual modo, também o espanhol António Sainz – irmão do bicampeão mundial de ralis e vencedor do Dakar, Carlos Sainz –, uma das figuras de referência espanholas dos ralis históricos, pondera vir a Fafe com o espetacular “Subaru Impreza 555”.
Alberto Fraga Vilariño, também do país vizinho, adiantou à “Demoporto” que comparecerá com o seu “Audi Quattro Sport E2”. Ainda oriunda de Espanha, a “Cosmos Racing” deverá assegurar a participação do “Ford Escort RS Cosworth” ex-oficial, que nas Astúrias foi guiado pelo belga Bruno Thiry, antigo piloto da equipa oficial da Ford.







