Joaquim Barreto, fundador da régie-cooperativa “Basto Vida”, de Cabeceiras de Basto, vai reassumir a presidência da assembleia geral da instituição, cargo de que se encontra demissionário.
O convite foi-lhe feito pelo presidente da câmara em nome do cooperante maioritário – o município – durante a reunião ordinária do executivo desta sexta-feira (14). «Espero que o sr. eng. Joaquim Barreto, que ora está em exercício, reconsidere no pedido de demissão e se mantenha como presidente da mesa», formalizou.
Em resposta ao convite, extensivo aos restantes demissionários, Joaquim Barreto disse estarem «sanadas as razões» que levaram à demissão dos três elementos da mesa, razão porque tanto ele próprio, como o arcuense Armando Duro, estavam na disponibilidade de reassumir formalmente as funções.
Já quanto a Pedro Sousa, o restante demissionário, ele “devolveu” entretanto as respetivas quotas ao atual vereador socialista Fernando Basto, razão por que não poderá reassumir funções, que só podem ser desempenhas por cooperantes.
Joaquim Barreto – a quem, mesmo demissionário, cabe agendar as sessões da assembleia geral – anunciou ao executivo ter marcado já para 20 de novembro um plenário eleitoral, destinado a escolher o elemento em falta na mesa e a fazer regressar a instituição à normalidade.
Depois de Serafim da China Pereira ter aceite o convite para, como representante do município, presidir à direção da “Basto Vida”, Manuel António Teixeira alcança agora novo êxito ao fazer regressar Joaquim Barreto aos ativos da cooperativa, com a particularidade de juntar na mesma instituição dois socialistas que, embora normalizada agora, nem sempre alimentaram a melhor relação entre ambos [JPM].






