Terça-feira, Janeiro 20, 2026
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Petição defende preservação de escola de Canedo

Um grupo de cidadãos de Canedo de Basto e Corgo, em Celorico de Basto, está a promover uma petição pública pela “Preservação da Escola Primária de Canedo de Basto como Espaço Comunitário”.

A petição, disponível na plataforma digital https://peticaopublica.com/?pi=PT128151, conta já, num curto espaço de tempo, com um expressivo número de aderentes.

A iniciativa, que se diz apartidária, é coordenada por Fernanda Veloso, cidadã natural de Canedo, atualmente emigrada na Suíça, que tem acompanhado com preocupação o destino do edifício.

O movimento pretende impedir que o espaço seja convertido em habitação a custos controlados, defendendo que «essa necessidade pode ser respondida noutros locais, sem sacrificar um património público com forte valor histórico e comunitário».

«Mesmo longe, continuo ligada à minha terra. A antiga escola é uma memória viva e ponto de identidade. Queremos preservá-la e dar-lhe nova vida — um espaço comunitário, aberto às associações, às famílias e aos nossos seniores, em complementaridade com o Jardim de Infância vizinho», defende Fernanda Veloso.

A petição conta, entretanto, com o apoio público de Carlos Sousa Alves, líder da oposição na Assembleia da União de Freguesias de Canedo e Corgo, que recorda ter inscrito no seu programa eleitoral a preservação do edifício para fins comunitários, em linha com as aspirações da população.

«Felicito a Fernanda Veloso por esta iniciativa. Esta causa é de todos os residentes de Canedo. Foi, é e continuará a ser uma prioridade para mim. Lutarei, como líder da oposição, para que a escola continue a servir a comunidade e não seja apagada da nossa memória coletiva», diz Carlos Alves.

O movimento – garante um dos subscritores – reúne cidadãos de diferentes sensibilidades e gerações — residentes e emigrantes — unidos pela convicção de que defender o edifício escolar é preservar a identidade e o futuro de Canedo e Corgo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles