Os socialistas de Cabeceiras de Basto vão repetir a indicação de Nuno de Almeida Barreto para a lista de candidatos a deputados pelo Círculo de Braga nas eleições de 18 de maio, disse fonte partidária.
A indicação unânime do filho do histórico socialista Joaquim Barreto – que nas listas de 2024 teve de disputar eleições internas com a filha do presidente da comissão política – pretende dar sinais de uma tentativa de apaziguamento das querelas internas entre o bloco socialista camarário e os fiéis do ainda presidente da assembleia municipal.
Nas eleições do ano passado, Nuno Barreto ocupou a 13.ª posição da lista socialista, tendo o PS elegido então apenas seis deputados por Braga, um dos piores resultados de sempre.
A indicação do representante cabeceirense para a lista de candidatos à Assembleia da República – cujo lugar será posteriormente definido pela estrutura federativa distrital, em concertação com a direção nacional – aconteceu esta segunda-feira (24) à noite, durante uma reunião da comissão política concelhia, em que participaram cerca de metade dos seus membros.
O nome do filho de Joaquim Barreto foi proposto, na circunstância, pelo dirigente José Carlos Rebelo, que destacou – diz uma nota do PS/Cabeceiras distribuída esta manhã de terça-feira (25) – «a sua militância, experiência e capacidade de trabalho».
O Terras de Basto sabe, contudo, que quem, do secretariado concelhio, estabeleceu contacto com o putativo candidato foi Carlos Teixeira, presidente da União de Freguesias de Arco de Baúlhe e Vila Nune, que assim aferiu da sua disponibilidade para a indicação.
Na nota oficial, os socialistas cabeceirenses fazem questão de sublinhar que «não houve outras propostas ou candidaturas e que a proposta apresentada foi submetida a votação, por escrutínio secreto, sendo aprovada por unanimidade».
O histórico Joaquim Barreto, em assumida rutura com os atuais dirigentes do PS/Cabeceiras, não participou nesta reunião da comissão política concelhia. [JPM].