A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto começou na semana passada a dar cumprimento a uma proposta apresentada a 26 de julho do no passado pela coligação “Fazer Diferente” para introdução do “ensino” do jogo-do-pau nas escolas do primeiro-ciclo, anunciou agora a autarquia.
De acordo com uma nota oficial, a introdução a esta prática tradicional do concelho acontece no âmbito da atividade física e desportiva incluída nas designadas Atividades Extracurriculares (AEC’s), tal como foi proposto pelo líder da oposição, Manuel António Teixeira.
A introdução ao jogo-do-pau, que vai percorrer as escolas do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo, envolve cerca de 200 alunos e tem o objetivo de «ensinar aos mais novos uma habilidade física, mas também promover valores como o respeito, a concentração e o trabalho em equipa».
Esta atividade, inserida no “Plano de Salvaguarda do Jogo-do-Pau de Cabeceiras de Basto”, pretende sobretudo destacar a importância de manter vivas as tradições culturais da região, ao mesmo tempo que incentiva um estilo de vida ativo e saudável entre as crianças.
As aulas, conduzidas por “mestres” do jogo-do-pau da Associação Desportiva e Cultural de Bucos, decorrem de forma lúdica e são adaptadas à idade dos alunos, incluindo atividades focadas na coordenação motora, disciplina e autocontrole.
Além disso, o projeto tem como objetivo criar um ambiente inclusivo, onde todos os alunos possam participar e aprender em conjunto.
A iniciativa – diz a nota oficial – tem recebido o apoio da comunidade local, que vê no jogo-do-pau uma oportunidade de valorizar a cultura portuguesa e fortalecer os laços entre os alunos.
«A expectativa é que, com o tempo, o projeto se expanda para outros níveis de escolaridade, promovendo ainda mais o interesse pela prática e pela história do jogo-do-pau em Cabeceiras de Basto, que, desde dezembro de 2023, integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. [TB].









