O primeiro-ministro, Luís Montenegro, preside quarta-feira (4, 12h30), em Celorico de Basto, à cerimónia de apresentação pública da Unidade Avançada de Reabilitação Pós-AVC, Pós-Cirúrgica e Ortopédica do Centro de Saúde.
Conforme o Terras de Basto noticiou, esta unidade resulta de uma intervenção articulada entre a Câmara Municipal e a Unidade Local de Saúde do Alto Ave, tendo a Câmara Municipal assumido os encargos com as obras de adaptação e reabilitação e a ULS os encargos com o equipamento e os recursos humanos.
Trata-se de um serviço localizado na antiga Unidade de Convalescença do Centro de Saúde e é constituída por 10 quartos e 19 camas, contando com uma equipa multidisciplinar para responder às necessidades dos utentes, nomeadamente 15 enfermeiros, 1 fisiatra, 2 fisioterapeutas, 1 terapeuta ocupacional, 1 terapeuta da fala e 10 assistentes operacionais.
«É importante ressalvar que esta unidade corresponde apenas a uma primeira fase de intervenção, sendo que é objetivo do município e da ULS do Alto Ave avançar para uma segunda fase, prevendo-se a duplicação do número de camas e reabilitação de outros espaços para a instalação de uma moderna unidade de fisioterapia, ginásio e terapias», adianta-se.
No âmbito da transferência de competências da administração central para o município, este pretende celebrar um acordo complementar com o Ministério da Saúde com o objetivo de requalificar o Centro de Saúde nos espaços em funcionamento, dos Serviços de Atendimento Complementar (SAC) à Unidade de Saúde Familiar (USF) e à Unidade de Cuidados Continuados (UCC Mãos Amigas), que contempla uma equipa de Cuidados Continuados Integrados. [Redação].