Quarta-feira, Agosto 27, 2025
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Cruz Vermelha do Arco de Baúlhe mais disponível para o “112”

Os concelhos de Cabeceiras de Basto e limítrofes foram agora reforçados com mais uma ambulância ao serviço do Sistema Integrado de Emergência Médica, o que resulta de um protocolo estabelecido entre o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa no Arco de Baúlhe.

De acordo com Francisco Canário, presidente da delegação arcuense da CVP, o protocolo entrou em vigor este domingo (1) e implica a passagem de Posto de Reserva para Posto de Emergência Médica, «o que significa maior disponibilidade», ou seja, uma operacionalidade de 12 horas, entre as 08h00 e s 20h00.

«O protocolo tem o objetivo de melhorar as condições de operacionalidade em caso de emergência; pretende-se uma gestão de meios mais eficiente e mais eficaz», lembrou, sublinhando a capacidade de resposta aos pedidos de ajuda recebidos através do 112.

O INEM está, desta forma, a procurar fazer face aos condicionamentos verificados devido à greve dos técnicos de emergência pré-hospitalar às horas extraordinárias, para além do previsível aumento de ocorrências relacionadas com os meses de outono e de inverno.

Com estes protocolos, o SIEM passa a dispor de um total de 711 meios de emergência pré-hospitalar, dos quais 445 são Postos de Emergência Médica e 91 são Postos de Reserva, num aumento de 45 ambulâncias em relação ao final de 2023.

Em recente comunicado, o INEM alerta para a importância de «uma utilização responsável do Número Europeu de Emergência — 112 –, que deve ser contactado apenas em situações de emergência, para garantir que os recursos estejam disponíveis para quem realmente precisa».

Para outras situações, os cidadãos devem contactar o SNS24, através do número 808 24 24 24.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles