O Município de Ribeira de Pena veio agora a público reivindicar louros perante as boas carreiras de alguns jovens futebolistas naturais do concelho ou que aí têm origens familiares, como é o caso de Romário Cunha e Edgar Mendes, no primeiro caso, ou de Francisco Fernandes e Afonso Meireles, no segundo.
Estes jovens atletas têm-se destacado no futebol nacional, conquistando espaço em grandes clubes e alcançando feitos notáveis, sublinha em nota oficial.
Romário Cunha, guarda-redes do Sporting de Braga, foi convocado recentemente para a Seleção Nacional Sub-17, «um reconhecimento do seu potencial e da sua evolução no futebol».
Edgar Mendes, com apenas 13 anos, destaca-se no FC Vizela, «sendo visto como uma promessa, que tem demonstrado potencial para se tornar numa futura estrela do futebol».
Francisco Fernandes e Afonso Meireles, ambos com raízes no concelho, têm-se destacado em grandes clubes do futebol português. Francisco, com apenas 16 anos, representa o Futebol Clube do Porto, e Afonso, com 17 anos, joga no Vitória Sport Clube, «ambos continuam a demonstrar as suas qualidades, tendo sido chamados agora à Seleção Nacional de Sub-17 e Sub-18, respetivamente».
«Estes jovens atletas não brilham apenas nos relvados, mas têm contribuído também para colocar Ribeira de Pena no mapa do futebol nacional, sendo um exemplo de dedicação e esforço para as futuras gerações; o seu sucesso é um reflexo do trabalho dos clubes locais, do apoio contínuo das famílias e da forte ligação à comunidade, que sempre apoiaram o seu percurso desportivo», defende a autarquia.
De acordo com a nota municipal, «o impacto positivo que estes futebolistas estão a causar no futebol nacional só vem reforçar a relevância de Ribeira de Pena como incubadora de jovens talentos, demonstrando que, com apoio e esforço, as ambições podem alcançar grandes feitos». [Redação].