Quinta-feira, Novembro 21, 2024
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Presidente da Câmara prometeu um centro cultural para Gandarela

O Município de Celorico de Basto propõe-se construir em Gandarela, num futuro breve, um centro cultural que possa acolher as múltiplas coletividades daquela vila. A promessa foi feita pelo presidente do executivo municipal, sexta-feira, 8 de novembro, no final de uma presidência-aberta na freguesia de Basto São Clemente.

«A ideia é construir um centro cultural que sirva de centro de animação cultural, mas também de espaço para as associações locais terem uma casa, uma sede, para aí darem continuidade, com mais condições, ao excelente trabalho que já hoje desenvolvem», justificou José Peixoto Lima.

O presidente da Câmara Municipal respondia assim ao autarca local, Daniel Meireles, que relevara o trabalho associativo desenvolvido na freguesia, «gente que se dedica inteiramente a atividades em prol da comunidade» e que, em sua opinião, merece ter «um espaço digno» para esse trabalho.

Na circunstância, estavam presentes o Grupo Cultural e Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela, o Centro Cultural e Folclórico de Gandarela, a delegação da Cruz Vermelha de Gandarela e o Futebol Clube de Gandarela.

Nesta presidência-aberta, nome que dá às visitas que está a fazer pelas diversas freguesias do concelho, Peixoto Lima sublinhou, por exemplo, o investimento que tem sido feito no âmbito das acessibilidades, citando as intervenções executadas no caso concreto de Basto São Clemente: Caminho da Variante, Travessa dos Moinhos, muro de suporte na Rua do Alto de Vilar, Travessa do Castro, Rua e Travessa do Picoto ou Rua de São Gonçalo.

Colocação de “rails” na Rua de Toutelo e na Estrada de Vilar, requalificação e pavimentação da Travessa da Rua Nova e drenagem da Rua do Picoto são ainda intervenções feitas, ou em curso, nesta localidade.

«Para o curto prazo, prevê-se a pavimentação da Rua e Travessa do Picoto, da Travessa de São Sebastião, da Travessa Central da Ferrã e da Rua das Latadeiras; será colocada proteção na Rua do Alto de Vilar e na Travessa de Castro e 160 metros de “rails” na estrada de Vilar a Pereira», foi então anunciado. 

Na circunstância, foi lembrada a intervenção no entroncamento da EN304 na EN206 (Praça João Pulido), a eliminação de alguns pontos de risco rodoviário e a retificação do arruamento de aceso ao Parque Empresarial de Gandarela.

A curto prazo – adiantou o autarca – será beneficiado o largo e a estrada junto ao cemitério e à igreja de Basto São Clemente, «um local de culto que deve ter a sua envolvente devidamente cuidada, para que todos possam aceder nas melhores condições».

GCRNI vai gerir a creche

Uma das obras de maior relevo feitas neste mandato na vila de Gandarela, praticamente concluída, diz respeito à instalação da creche, a partir da reconversão da antiga escola primária.

«Trata-se de uma nova resposta social, um espaço que vai acolher mais de 40 crianças, que será gerida pelo Grupo Cultural Recreativo e Núcleo Infantil de Gandarela e que responde claramente às necessidades, que ganhou maior procura com a sua gratuitidade e que, além de colmatar essa necessidade, dá nova vida a um espaço que estava devoluto», justificou Peixoto Lima.

O presidente da Câmara Municipal referiu-se ainda à estratégia local de habitação, tendo dado conta de que «está para breve», nesta vila, o lançamento da primeira pedra para a construção de 20 fogos para habitação social, investimento superior a 2,7 milhões de euros. «A candidatura já se encontra aprovada e estou certo de que irá contribuir para melhorar a vida dos seus beneficiários», disse.

Ainda neste âmbito, o autarca adiantou que, relativamente ao programa “1º Direito”, foram submetidas 36 candidaturas, num investimento superior a 2,2 milhões de euros.

José Peixoto Lima adiantou igualmente que a fibra ótica já cobre toda a freguesia, tendo sido recentemente instalada nos lugares de Vilar e de Pereira.

Esta presidência permitiu ainda uma visita às obras de reabilitação da sede da junta de freguesia, espaço que serve de casa a muitas coletividades da freguesia. [Redação].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles