Domingo, Julho 6, 2025
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Fundação AIP premeia Câmara de Cabeceiras

A Câmara de Cabeceiras de Basto anunciou esta terça-feira (8) que o Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão e os Espaços de Convívio e Lazer, dois serviços que presta há mais de 20 anos, foram agora premiados pelo “Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques”, na categoria de “Saúde e Bem Estar”.

O prémio em causa – criado no ano passado pela Fundação AIP para homenagear «uma personalidade que desempenhou um papel fundamental no debate e desenvolvimento das políticas de “smart cities” – foi entregue à vereadora Carla Lousada durante uma sessão realizada no âmbito do “Portugal Smart Cities Summit”, que decorre até quinta-feira (10) na Feira Internacional de Lisboa.

Segundo a organização, nesta segunda edição foram escolhidos seis vencedores, «um por cada categoria a concurso, selecionados entre 65 candidaturas apresentadas por comunidades intermunicipais, municípios nacionais e juntas de freguesia». Houve ainda duas menções honrosas e um prémio especial atribuído à “Personalidade Portugal Smart Cities 2024”.

O Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão é um serviço itinerante que oferece apoio administrativo, social e de saúde às populações mais isoladas e envelhecidas do concelho.

Segundo a autarquia – que não tornou público o custo da inscrição neste concurso –, todos os meses serve cerca de 1200 utentes com diversos serviços, como cuidados de saúde primários, telemedicina, marcações de consultas ou rastreios.

Também a funcionar desde 2003, os Espaços de Convívio e Lazer têm o objetivo de «combater o isolamento e promover a qualidade de vida da população idosa, incentivando a inclusão social e as relações inter-pessoais e inter-geracionais, enquanto se fomenta o envelhecimento ativo».

Para a autarquia cabeceirense, que se regozija com a atribuição do prémio, diz que ele reconhece «o investimento efetuado, a nível local, em matéria de políticas sociais inovadoras que visam a promoção do desenvolvimento social integrado e a melhoria das condições de vida dos cidadãos». [Redação].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles