«Homenagear um senhor que fez a diferença na freguesia de Moreira do Castelo e no Município de Celorico de Basto, onde exerceu funções políticas e onde teve também um percurso exemplar no setor social», é o que “A Pérola – Associação Juvenil” pretende ao propor-se organizar anualmente a prova de cicloturismo com o nome de Manuel Bastos.

De acordo com Manuel Maria Afonso, dirigente da coletividade, com a organização anual desta prova, “A Pérola” procura ir além dos próprios estatutos, valorizando a freguesia e enaltecendo «aqueles que, de alguma forma, contribuíram para o seu efetivo desenvolvimento».
A primeira edição aconteceu domingo (6) e, apesar das más condições climatéricas, os participantes cumpriram mais de meia centena de quilómetros a pedalar por vários pontos do concelho. «Muitos dos participantes aproveitaram para conhecer um pouco mais do território e desfrutar de um dia de convívio e de desporto, pelo bem-estar físico e emocional», sublinhou aquele dirigente.
A iniciativa – que teve o apoio do município celoricense – registou a presença do presidente da câmara, como «incentivo ao trabalho extraordinário que as coletividades desenvolvem em prol do desenvolvimento cultural, desportivo e associativo, promovendo uma maior participação cívica e o desenvolvimento integral das comunidades». [Redação].

