Julen Esteban, “maire” de Rives, comuna francesa na região administrativa de Auvérnia-Ródano-Alpes, em França, inicia sexta-feira (27) uma visita a Cabeceiras de Basto, no contexto de uma geminação que mantém desde 2008 com a Freguesia de Refojos.
O autarca francês e a comitiva que o acompanha — que chegam sexta-feira (27) a Portugal, onde ficam até domingo (29) — vão ser recebidos sábado (28), às 10h30, na autarquia cabeceirense, cabendo as honras da casa a Leandro Campos e Miguel Teixeira, autarcas de Refojos.
A visita, quando acontecem as festas concelhias em Cabeceiras de Basto, retribui idêntica iniciativa da autarquia local, que em maio passado levou a Rives uma comitiva que, além do presidente da câmara municipal, integrava autarcas de Refojos.
Rives, que formalizou a sua geminação em 2008 com Refojos de Basto, numa relação mediada por Joaquim Barreto, então na presidência da câmara, é uma das localidades francesas onde reside uma grande parte de emigrantes com origem em Cabeceiras de Basto.