A Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto, inaugura esta sexta-feira (2, 21h30) a exposição “Bernardino Pereira, o Senhor Atletismo”, dedicada a este cabeceirense de 88 anos que tem alcançado, ao longo dos anos, «extraordinários feitos no desporto que têm contribuído para a divulgação do concelho e para o prestígio de Cabeceiras de Basto além-fronteiras».
Natural de Outeiro, a residir em Lisboa, Bernardino Pereira – diz a organização da mostra – iniciou-se no atletismo sénior aos 60 anos, em consequência de um problema de saúde, e «nunca esqueceu, nem perdeu, o amor pela terra que o viu nascer».
Em 2000, diz, participou na Prova de Atletismo de São Bartolomeu, em Cavez, tendo-se classificado em primeiro lugar e, a partir daí, «nunca mais parou, participando em provas de atletismo regionais, nacionais e internacionais».
A conquista de pódios nacionais e internacionais tem vindo a ser reconhecida pela autarquia cabeceirense, que, em 2011 e 2014, o agraciou com “votos de louvor, congratulação e regozijo”. Em 2016, foi mesmo condecorado com a “Medalha de Prata de Mérito Público” e, em 2019, com a “Medalha de Ouro de Mérito Público”.
«Hoje, com 88 anos, Bernardino Pereira continua a sua atividade desportiva, batendo recordes nacionais e internacionais. É um atleta que inspira gerações, com uma enorme vontade de vencer e uma força inabalável, sendo o exemplo maior de envelhecimento ativo com qualidade de vida, que a todos os cabeceirenses enche de orgulho», diz a Casa do Tempo.