São muito mais de duas dúzias as diferentes propostas alimentares que o Festival de Sopas de Bucos, em Cabeceiras de Basto, apresenta a partir das 17h00 deste sábado (1). Aos 23 caldos, uns mais tradicionais, outros mais contemporâneos, que fazem desta quinta edição a mais concorrida de todas, o festival disponibiliza grelhados, porco-no-espeto, bifanas e outras iguarias.
Nuno Brás, da Associação Bucos Viva, que organiza o certame, disse ao Terras de Basto que tem já inscritos 350 comensais, mas que estima em mais de um milhar os participantes.
As sopas – que vão da “sopa de repolho e feijão vermelho” à “sopa de espinafres”, da “sopa de nabos” ao “creme de cogumelos” ou da “canja” ao “caldeirão alvimex” – são confecionadas por várias coletividades e autarquias do concelho, numa adesão «nunca vista» e que a organização releva.
Os ingressos custam 20 euros por pessoa e cada participante pode consumir as sopas que quiser. Os acessos fazem-se a partir da Estrada Nacional 205, que liga Cabeceiras de Basto a Braga.









