Todos os vereadores sociais-democratas de Celorico de Basto vão assumir funções no executivo, de acordo com a proposta que o presidente da Câmara Municipal vai levar à primeira reunião do executivo, a realizar quarta-feira (5 de novembro), apurou o Terras de Basto.
Nas eleições de 12 de outubro – recorde-se –, o PSD obteve 7.236 votos e elegeu cinco vereadores: José Peixoto Lima, Domingos Teixeira, Maria José Marinho, José Sousa e Rui Cerqueira, que tomam posse esta sexta-feira (31, 21h00).
De acordo com fonte municipal, todos os quatro primeiros vereadores vão assumir funções a tempo inteiro e só Rui Cerqueira – eleito agora, tal como José Sousa, pela primeira vez – assumirá o exercício a meio-tempo.
Quanto aos pelouros atribuídos a cada um, segundo a proposta a que tivemos acesso, o presidente chama a si pastas fundamentais como a gestão geral; governança e território inteligente; relações institucionais e internacionalização; finanças, património e orçamento contencioso e assessoria jurídica; fundos comunitários; desenvolvimento económico e empreendedorismo; ordenamento do território e planeamento; planeamento estratégico; reabilitação urbana; habitação; proteção civil; polícia municipal, obras públicas; e freguesias.
O vereador Domingos Teixeira deverá assumir, por seu turno, os recursos humanos e qualidade dos serviços; modernização administrativa e informática; contratação pública; gestão energética e comunicações; urbanismo; fiscalização municipal; contraordenações; gestão do parque de máquinas, viaturas e armazéns; obras por administração direta; e publicidade e ocupação da via pública.
A vereadora Maria José Marinho, que transita também do mandato anterior, continua a tutelar a educação; biblioteca e arquivo histórico; cultura; património cultural; desporto; e associativismo.
A José Sousa – ex-presidente da Junta de Freguesia de Ribas, que se estreia nas lides da vereação – foram-lhe atribuídos os pelouros da ação social; ambiente e ação climática; turismo e eventos; juventude; mobilidade urbana e transportes; cemitério; e feiras e mercados.
Já Rui Cerqueira – que vai dedicar apenas “meio-tempo” ao executivo, podendo continuar a sua atividade profissional como médico dentista – vai tutelar as pastas da saúde; saúde pública veterinária: sustentabilidade e bem-estar; e defesa do consumidor.
A par dos cinco eleitos pelo PSD, o executivo municipal conta ainda – na oposição – com dois vereadores socialistas: Eugénio Carvalho e Joana Madaíl. [JPM].






