A criação de um Centro de Proteção Civil e de Gestão Integrada de Riscos é o objetivo da reabilitação de espaços do edifício do mercado que o Município de Celorico de Basto se propõe levar a cabo em consequência da aprovação da respetiva candidatura a financiamento de fundos comunitários.
A par da remodelação do imóvel, a candidatura – com o valor elegível de 543.136,32€ e comparticipação de 286.795,28€ — compreende também a aquisição de equipamento de ponta, nomeadamente um drone, destinado à realização de múltiplas tarefas e funções relacionadas com a proteção de pessoas, bens e ambiente.
Compreende igualmente a aquisição de uma viatura de proteção civil, que «assumirá um papel essencial no apoio a situações de emergência, na vigilância territorial e na assistência às populações».
Submetida ao programa “Norte2030”, vai permitir a remodelação integral de um espaço do edifício do mercado municipal em adiantado estado de degradação, aí ficando instalada a estrutura estratégica de coordenação e resposta.
«Este centro vai permitir maior eficácia na preparação da estratégia de salvaguarda das nossas populações em todas as situações; os efeitos das alterações climáticas têm vindo a evidenciar-se pela negativa, temos de estar preparados, com respostas claras e eficientes», justifica o presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima.





