Segunda-feira, Outubro 27, 2025
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Parques empresariais de Celorico dotados de depósitos de gás autónomos

Dois parques empresariais de Celorico de Basto contam, desde esta segunda-feira (27), com depósitos autónomos de gás instalados pela empresa concessionária da rede de distribuição no concelho.

Em causa estão os parques da Lameira e de Lordelo/Crespos e a instalação destas unidades autónomas expressa, de acordo com a presidente do conselho de administração da concessionária, «o compromisso com a descarbonização energética, que só se faz em parceria com diversas entidades».

A inauguração dos dois depósitos justificou um ciclo de conferências sobre “A importância do gás natural no desenvolvimento de comunidades de energia”, cuja primeira palestra, no centro cultural celoricense, contou com a participação do secretário-de-Estado da Energia, Jean-Barroca, e com a presidente da “Sonorgás”, Conceição Callé Lucas.

Na circunstância, o presidente do Município de Celorico de Basto fez questão de sublinhar que as duas unidades de gás agora apresentadas vão contribuir para dotar este território de «uma solução essencial em termos de sustentabilidade e viabilidade económica», permitindo «acompanhar a rota da descarbonização com soluções viáveis e absolutamente decisivas para a transição energética».

«Enquanto decisor político, estarei absolutamente disponível para colaborar com as diferentes entidades que pretendam contribuir para encontrar as melhores soluções que beneficiem as nossas populações e as nossas empresas», aproveitou Peixoto Lima para reafirmar. 

Já o secretário-de-Estado da tutela sublinhou que, mesmo em Celorico de Basto, «no limiar do interior norte, a energia é, e deve ser, um ativo estratégico e um projeto de desenvolvimento».

«As UAG’s que hoje inaugurámos reforçam a segurança e a competitividade das empresas, criam emprego e criam riqueza, e daqui queremos que parta um exemplo de integração de gases renováveis, com o biometano à cabeça, em comunidades que se quer sejam referência nacional», disse Jean Barroca.

Os participantes nesta ação tiveram a oportunidade de assistir a duas abordagens distintas, integradas no tema central da conferência: o primeiro painel deu destaque às “Infraestruturas de distribuição como catalizadores de investimento e inovação” e  o segundo painel abordou “o desafio da competitividade energética”, assuntos abordados por especialistas acreditados no panorama nacional e internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles