Mondim de Basto acolhe esta sexta-feira (23) um congresso dedicado às questões da segurança e da integridade digital, iniciativa que pretende afirmar-se como um fórum nacional de referência para o debate sobre os desafios e as oportunidades que o mundo digital impõe à administração pública, ao poder local, ao setor empresarial e à sociedade civil.
O programa conta com a participação de oradores de referência nacional, como comentadores televisivos especialistas na matéria, de que são exemplo Bruno Batista e André Pardal da Silva; bem como professores universitários como Fernando Seara, Rui Nunes e Luís Caetano.
Conta igualmente com a participação de personalidades como António Tavares, provedor da Misericórdia do Porto e presidente da assembleia geral do FC Porto; Fernando Santos Pereira, presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, a maior do país; e representantes das maiores empresas tecnológicas.
Estes convidados reúnem-se para aprofundar temas como a Diretiva NIS2, cibersegurança no setor público e privado, proteção de dados (RGPD), ética e transparência digital, inteligência artificial aplicada ao território e transição digital nos serviços e estruturas locais.
O evento tem como parceiro estratégico o “ECO Jornal de Economia”, contando também com a parceria da Universidade ISEC Lisboa e da Fundação Konrad Adenauer.
Bruno Ferreira, presidente da Câmara de Mondim de Basto, considera que «a participação neste congresso constitui uma oportunidade para preparar os agentes locais para a construção de um território mais seguro, resiliente e digitalmente organizado».
Os interessados podem formalizar a sua inscrição, gratuita, e obter todas as informações acerca deste congresso em: https://www.segurancaeintegridadedigital.pt/#formmondim.