Domingo, Abril 13, 2025
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Gandarela: bloco habitacional já começou e vem aí o arranjo do Largo da Feira

O Município de Celorico de Basto já iniciou a construção, na vila de Gandarela, de um bloco habitacional com 20 fogos, projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e cujo orçamento é da ordem dos 2,5 milhões de euros.

A informação foi dada este sábado (12) pelo presidente do executivo municipal, no âmbito da apresentação pública da nova creche da localidade, sessão que registou a presença do secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Silvério Regalado.

De acordo com José Peixoto Lima, os 20 fogos em construção – a que se seguirão outros em Fermil, na Mota e na vila-sede – pretendem atenuar a carência habitacional que também neste concelho se faz sentir, correspondendo assim a um desiderato nacional que pretende ultrapassar este problema.

«Estamos a desenvolver um amplo programa na área da habitação, com intervenção direta na qualificação das casas mais degradas e de pessoas mais carenciadas, mas ao mesmo tempo também na construção de habitação de raiz», disse.

Considerando «fundamental que Gandarela continue a crescer e a desenvolver-se», o autarca celoricense adiantou igualmente que «estão praticamente terminados os trabalhos de reabilitação dos arruamentos da zona antiga» desta vila, «alguns bem difíceis de concretizar», que se integram num programa que «caminha a passos largos para a sua conclusão» e que pretende garantir «acessibilidades condignas para todos»

Peixoto Lima anunciou também que «vão arrancar brevemente» as obras de arranjo urbanístico do Largo da Feira de Gandarela, local onde decorre até este domingo (13) a festa comemorativa dos 24 anos de elevação desta localidade à categoria de vila.

Reafirmou ainda o compromisso de construir um centro cultural e um complexo de piscinas cobertas, tal como lhe fora lembrado momentos antes pelo presidente da Junta da Freguesia de Ribas e que corresponde a «uma reivindicação de há muito».

Falando já dos cuidados de saúde disponibilizados no concelho – «área que nos preocupa sobremaneira», disse – Peixoto Lima adiantou ter sido instalado, no dia anterior, no centro de saúde da vila-sede, «um moderno equipamento de “raio x”», serviço desaparecido há vinte anos. Esta circunstância permitiu-lhe afirmar que a integração do concelho, por si decidida, na Unidade Local de Saúde do Alto Ave, que lhe dá a unidade hospitalar de Guimarães como referência, «continua a somar resultados».

Neste contexto, Peixoto Lima quis sublinhar que a unidade avançada de reabilitação recentemente inaugurada pelo primeiro-ministro «já possibilitou a criação de 30 postos de trabalho, entre os quais 15 enfermeiros e vários terapeutas», isto numa unidade que «permite que as pessoas deste concelho façam a sua reabilitação pós-operatória próximas dos seus familiares».

A concluir, o autarca deixou «um agradecimento muito especial» ao secretário de Estado ali presente, «sinal do empenho do Governo» e do «comprometimento com o Poder Local», «uma das maiores conquistas de Abril», que «permitiu o progresso registado nos últimos 50 anos». [JPM].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles