Domingo, Abril 13, 2025
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Vila de Gandarela recebe uma creche de prenda nos 24 anos

São 42 lugares para crianças até aos 36 meses, incluindo um berçário. Resultaram da transformação em creche do edifício da escola primária de Gandarela, obra agora apresentada publicamente, numa cerimónia que, a par do autarca celoricense José Peixoto Lima, justificou a presença do secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Silvério Regalado.

O momento, enquadrado nas comemorações dos 24 anos de elevação a vila, permitiu a Peixoto Lima sublinhar que este investimento municipal «na qualidade de vida das populações» é também um contributo «para a fixação e atração de população».

Correspondendo ao desiderato nacional de reforçar a oferta neste âmbito, o presidente da câmara adiantou que o concelho já dispunha, nas várias entidades de âmbito social, de «aproximadamente 150 lugares em creche», valores que duplicam com a entrada em funcionamento desta unidade ora inaugurada e de outra, em execução na freguesia do Rego, a que se juntam igualmente as resultantes da ampliação de vagas nas várias “ipss’s” locais.

«Se considerarmos que em Celorico de Basto nascem 100 crianças por ano, em média, isso significa que teremos uma capacidade instalada de aproximadamente 300 lugares, suficiente o universo de crianças deste concelho», disse.

De acordo com o autarca, o novo equipamento, que vai entrar em funcionamento nos próximos tempos, recebeu rapidamente um número considerável de inscrições, não só de famílias do concelho, como dos vizinhos. «Temos hoje uma forte economia social no concelho, também fruto do dinamismo das “ipss’s”, demonstrado na forma como se empenharam em encontrar resposta para a procura crescente após a gratuitidade da creche», disse, fazendo referência ao «trabalho e colaboração» de João Ferreira, diretor do Centro Distrital da Segurança Social, ali presente e para quem pediu «uma grande salva de palmas».

No contexto desta sessão, José Peixoto Lima subscreveu um contrato de comodato por 20 anos com o Grupo Cultural e Recreativo e Núcleo Infantil de Gandarela de Basto, representado por Daniel Meireles, também presidente da Junta de Freguesia de Basto-São Clemente, entidade que vai gerir o novo equipamento.

Na sua intervenção, o edil celoricense fez ainda questão de sublinhar que o núcleo urbano de Gandarela «se tem vindo a afirmar como centro de serviços», de que são exemplo o posto médico, o centro escolar, a escola EB2,3, o espaço cidadão e outros.

«O desenvolvimento económico, social e cultural de Gandarela tem vindo a afirmar-se também nos últimos anos, fruto do dinamismo das famílias e empresas aqui instaladas, mas também muito por força das suas fortes coletividades», disse, referindo-se a «um bairrismo identitário muito próprio, bem visível no dinamismo cultural ligado a tantos grupos», como a delegação da Cruz Vermelha, o Centro Social de Ribas, o Centro Cultural e Folclórico de Gandarela ou o Futebol Clube de Gandarela, agremiação que «sempre contou» com o seu apoio.

Referiu-se ainda, neste contexto, ao trabalho que desenvolve o Grupo Cultural e Núcleo Infantil, com os seu grupo “Omnis”, grupo de teatro, grupo de cantares, grupo coral e Casa de Partilha, com o seu centro recreativo, ATL e, agora, com a creche. [JPM].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles