Deverá estar concluída «até dezembro» deste ano a obra de construção do troço da Via do Tâmega até ao Corgo – vulgo, variante à EN210 –, confirmou agora o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
José Peixoto Lima dá, assim, conta dos assuntos tratados na reunião que manteve, esta terça-feira, com a administração do instituto público “Infraestruturas de Portugal”.
Em curso está, assim, a construção de um troço com uma extensão de 3,3 Km, duas rotundas de ligação à EN210 e EN304, dois viadutos e uma ponte sobre o rio Veade, investimento promovido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Na reunião que agora manteve com dirigentes do “IP”, o autarca celoricense diz ter abordado igualmente a «continuidade dos trabalhos e ações tendo em vista a concretização da segunda fase» deste troço final até ao Arco de Baúlhe, já aprovada em março pelo Conselho de Ministros.
Nesta reunião – diz – foram também discutidas questões referentes à estrada regional 101.4, que liga a vila da Lixa a Celorico de Basto, via que «se encontra em péssimo estado de conservação».
No que respeita a esta estrada, está previsto que os trabalhos de pavimentação se iniciem «entre abril e maio, de acordo com as condições climatéricas».
Sobre mesa foram ainda colocadas outras «prioridades», designadamente o lançamento da empreitada de reordenamento da passadeira frente à Escola Profissional Agrícola de Fermil, adiantando Peixoto Lima que «se prevê executada até agosto».
Quanto às outras prioridades, o autarca cita os processos pendentes referentes à «execução do nó de ligação à A7 na Lameira» e a ligação da Mota a Felgueiras, «infraestruturas essenciais para o nosso território».




