Quarta-feira, Fevereiro 5, 2025
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Jovem celoricense medalhado com ouro no Campeonato das Profissões

O jovem Loris Sgroj, de Celorico de Basto, formando do núcleo de Amarante do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM), alcançou a medalha de ouro em Robótica Industrial na 46.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões que se realizou em Santa Maria da Feira.

A par da «excecional prestação» do jovem estudante celoricense, foram quatro as medalhas de ouro e uma de prata arrecadas por jovens formandos deste núcleo no Campeonato Nacional das Profissões 2024, promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Destaque para as medalhas de ouro de Martim Moreira, em Manutenção Industrial; Nélson Ribeiro, em Eletromecânica Industrial; e Loris Sgroj e Diogo Pinto, em Robótica Industrial. Entre estes premiados está também Ângelo Pereira, medalha de prata em Maquinação CNC, e a jovem Ana Sousa, que conquistou uma medalha de excelência em Prototipagem Rápida.

Face a estes excelentes resultados, os jovens do CENFIM de Amarante medalhados com ouro vão representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões (“Euroskills”), em Herning (Dinamarca), em setembro do próximo ano.

Vão defender igualmente as cores nacionais no campeonato mundial (“WorldSkills”), em Xangai (China), em setembro 2026. O concorrente que obteve a medalha de prata, Ângelo Pereira, em Maquinação CNC, vai ainda disputar uma eliminatória que decide quem vai representar o país nesta profissão.

O Núcleo de Amarante do CENFIM participou na edição deste ano do Campeonato Nacional das Profissões com 10 concorrentes e seis jurados, representando seis profissões do setor metalúrgico, metalomecânico e eletromecânico: Maquinação CNC, Robótica Industrial, Prototipagem Rápida, Mecatrónica Industrial, Eletromecânica Industrial e Manutenção Industrial.

«Os nossos concorrentes e jurados dignificaram e valorizaram o sector, provando que a região está na linha da frente na formação profissional de excelência; foram muitos dias de preparação, fins-de-semana e feriados, que permitiram obter estes brilhantes resultados; contribuiu para este enorme feito toda a equipa do núcleo, formadores e formandos, que foram a base deste sucesso», diz o seu diretor, José Silveira.

«O Campeonato Nacional das Profissões não só inspira os jovens para melhorarem as suas competências com o objetivo de alcançarem a excelência, como fortalece também a posição de Portugal no panorama internacional da formação técnica e profissional», adianta José Silveira, que também participou neste campeonato como jurado na profissão de Manutenção Industrial.

O Campeonato Nacional das Profissões, que decorreu de 12 a 16 de novembro em Santa Maria da Feira, registou a participação de 430 jovens em mais de 50 profissões, numa «inequívoca demonstração da relevância do sistema de educação e formação profissional em Portugal». [Redação].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles