Foi de «fertilidade do solo, plantas e pastagens» que se falou este sábado (23), na sede da União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas, em Mondim de Basto, dando cumprimento à primeira sessão formativa do curso de “Pastoreio sustentável e gestão da paisagem”.
O curso, no âmbito da designada “Escola de Pastores”, é promovido pela Associação Terra Maronesa – Comunidade Prática para o Desenvolvimento Sustentável e pelo Município de Mondim de Basto, registando o apoio da “Finerge”, apresentado como «o segundo maior produtor de energia renovável em Portugal».
O curso “Pastoreio Sustentável e Gestão da Paisagem” pretende capacitar os empreendedores para o exercício da atividade pecuária e da pastorícia.
Bruno Ferreira, o autarca mondinense, participou nesta primeira sessão do curso, aproveitando para sublinhar que se trata de «uma iniciativa de grande importância», considerando a capacitação dos empreendedores e empresários «um instrumento fundamental para a fixação de pessoas, para a valorização do território e para a promoção do desenvolvimento económico sustentável».






