O Arciprestado de Celorico de Basto vai celebrar a 25 de novembro uma eucaristia de sufrágio pelos sacerdotes já falecidos naturais do concelho, bem assim como por aqueles que, embora não naturais, exerceram o seu ministério sacerdotal nesta região.
A celebração – que acontece na igreja paroquial de Canedo, pelas 19h00 – é realizada “in memoriam” do padre António Rodrigo Moreira Dias, falecido a 3 de agosto de 2014, assim recordando a sua dedicação e serviço pastoral.
O padre Moreira Dias, como era conhecido, era natural de Fervença, Celorico de Basto, tendo nascido a 7 de maio de 1923 e sido ordenado a 20 de julho de 1947, na igreja matriz de Vila do Conde.
Em 1947, foi nomeado pároco de Canedo de Basto (Celorico de Basto) e de Santo André de Vila Nune (Cabeceiras de Basto). Três anos depois, em 1950, foi ainda nomeado pároco do Corgo (Celorico de Basto).
Foi pároco de Canedo durante 48 anos (1947-1995), tendo falecido no dia da realização das festas em honra da Senhora de Fátima, da mesma paróquia, de quem era especial devoto.
O Arciprestado de Celorico de Basto convida toda a comunidade a participar neste momento de oração pelos sacerdotes que serviram neste concelho. [Redação].