A Comissão de Gestão das Rotas do Norte, entidade composta pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e pela Entidade de Turismo do Porto e Norte para aprovar a adesão de bens patrimoniais às Rotas do Norte, atribuiu agora esse selo ao Mosteiro de Refojos, em Cabeceiras de Basto.
A atribuição da distinção – anunciou o município, que formalizou a candidatura – decorre do «valor patrimonial e da atratividade turística do bem» agora integrado na rota “Mosteiros e Conventos a Norte”.
O selo “Rotas do Norte” integra uma estratégia de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de património cultural, arte e arquitetura contemporâneas, designadas “Rotas do Norte”, tendo em vista o desenvolvimento do turismo cultural e a valorização do património cultural na região norte.
O Mosteiro de Refojos, localizado no coração da vila de Cabeceiras de Basto, é o ex-líbris do concelho, tratando-se de um monumento beneditino com mais de 900 anos de história, bem único e de carácter excecional. [Redação].