Quinta-feira, Novembro 21, 2024
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Não vá às urgências, ligue o 808 24 24 24

«Sabia que a triagem, a partir do dia 21 de novembro, passa a ser no “SNS 24” e que pode ser encaminhado para consulta, com hora marcada, na sua unidade de saúde? Faça como o jornalista Carlos Daniel: não vá às urgências, ligue antes SNS 24 – 808 24 24 24». É assim que a campanha é apresentada aos utentes da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, que serve três dos concelhos de Basto: Cabeceiras, Celorico e Mondim de Basto.

Trata-se de uma nova fase do projeto-piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que pretende reduzir a utilização inapropriada dos serviços de urgência e que teve uma primeira fase, no segundo semestre do ano passado, circunscrita à Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, com uma avaliação «extremamente favorável».

De acordo com a direção-executiva do SNS, durante a experiência-piloto foi possível evitar «atendimentos não justificados em serviço de urgência hospitalar», além de melhorar a qualidade da resposta, «assegurando sempre a segurança dos processos».

«Foi possível ainda que, através da Linha de Saúde SNS 24, cerca de 7.000 utentes ficassem em autocuidados, do mesmo modo que a Medicina Geral e Familiar (CSP) procedeu ao agendamento direto de 265 consultas abertas hospitalares, em diferentes especialidades, bem como sessões de hospital de dia, para utentes com agudizações de doenças crónicas», afirma-se em comunicado então divulgado.

Por outro lado, com a referenciação direta de doentes para o serviço de hospitalização domiciliária, evitou-se o recurso ao serviço de urgência, «cumprindo com o verdadeiro espírito das unidades locais de saúde recentemente criadas».

O objetivo desta mudança é que o doente, em caso de doença aguda, ligue sempre primeiro para a linha SNS24, «de forma a poder ser orientado para o local mais adequado à sua situação clínica, evitando deslocações e perda de tempo desnecessárias e sobrecarga do serviço de urgência».

Desta forma – sublinha-se – as urgências ficam mais disponíveis para as situações de doença grave. [Redação, com Lusa].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles