O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Município de Ribeira de Pena estão a colaborar na alimentação da vida selvagem afetada pelos incêndios do final do verão, que, a 15 de setembro, afetaram particularmente a freguesia de Alvadia.
O trabalho conjunto – diz a autarquia local — tem o objetivo de assegurar a criação de percursos de alimentação que possam apoiar as espécies selvagens cujos habitats foram impactados pelas chamas.
«Os percursos identificados vão ser monitorizados periodicamente, com a deposição de alimento a cargo do ICNF; esta tarefa será desempenhada por equipas de sapadores e bombeiros florestais, reforçando o compromisso de mitigar as consequências do incêndio e proteger a fauna local», explica-se numa nota oficial.
Foi neste contexto que os técnicos do ICNF, sob a liderança de Luís Rosa, chefe-de-divisão de Gestão do Norte Interior, estiveram em Alvadia no início desta semana (18), acompanhados por técnicos do Município de Ribeira de Pena e da Junta de Freguesia de Alvadia.
«Estas medidas sublinham a importância da coordenação entre entidades públicas e locais na recuperação ambiental e no apoio às comunidades afetadas», sublinha o município. [Redação].
