Uma dúzia de novos operacionais jurou, sábado (16), um compromisso de honra de serviço aos Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto, o que aconteceu durante uma cerimónia no quartel, a que se associou o presidente da Câmara Municipal.
Os 12 estagiários em causa frequentaram o curso de formação inicial de bombeiro voluntário, que terminaram com sucesso, ingressando, assim, na carreira de bombeiro voluntário, na categoria de bombeiro de 3ª.
Na circunstância, o comandante-interino lembrou que a carreira de um bombeiro deve guiar-se sempre «pelo altruísmo, pela abnegação, pelo sentido de missão de dar tudo para a salvaguarda de pessoas e bens».
Naquele que viria a ser o momento emotivo da cerimónia, Tiago Carvalho aproveitou para citar um texto do comandante de uma brigada de sapadores de Paris, que reflete a missão dos bombeiros e a sua importância na comunidade, onde todos, não importa a raça, a religião ou a ideologia política, serão socorridos.
Como máxima Autoridade Municipal de Proteção Civil no concelho, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto felicitou os novos bombeiros e agradeceu a sua «disponibilidade e entrega nesta nobre missão de proteger pessoas e bens».
«Ainda recentemente tivemos o flagelo dos incêndios e logo depois as fortes chuvas; como sempre, foi com os bombeiros que na linha da frente, de acordo com as suas possibilidades. Reconheço que é um trabalho árduo, exigente, que os coloca em situações de risco constante, mas que, mesmo assim, seguem resolutos e incansáveis; bem-hajam», agradeceu José Peixoto Lima. [Redação].