Helena Carvalho, técnica superior de serviço social, assumiu agora a presidência da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Celorico de Basto, anunciou o município.
De acordo com a nota oficial, a escolha de Helena Carvalho, cuja indicação foi ratificada pela unanimidade da designada “comissão alargada”, corresponde à pretendida rotatividade na liderança «deste e de outros organismos que trabalham com matérias sensíveis e que impõem uma disponibilidade total».
A nova presidente — afirma-se na nota — assumiu a intenção de se dedicar por inteiro à salvaguarda dos direitos das crianças, com particular atenção à prevenção, «porque é esse o caminho que a CPCJ deve continuar a fazer, o caminho da sensibilização, da reflexão, da promoção de uma sociedade em que as crianças e os jovens sejam valorizados».
«A CPCJ existe para salvaguardar o bem-estar das crianças e jovens, em total parceria com as famílias e com as entidades com competência em matéria de infância e juventude, atuando de forma mais musculada quando já não existe outra forma de intervir», disse, citada na nota municipal.
A nova responsável integrava já a estrutura de apoio à anterior presidência, liderada por Helena Martinho, conhecendo, por isso, o trabalho feito.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens é uma instituição oficial não-judiciária, com autonomia funcional, que visa promover os direitos das crianças e jovens e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação, o desenvolvimento no seu todo. [Redação].