Quase um ano depois de se ter concretizado a transferência de competências na área da saúde da administração central para o Município de Cabeceiras de Basto, que compreendia o imediato equipamento de três unidades de saúde concelhias com novas viaturas elétricas, só agora a autarquia anunciou a entrega das carrinhas.
As viaturas elétricas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito daquele acordo de transferência de competências «entram ao serviço a partir de segunda-feira, 21 de outubro, promovendo a melhoria das condições de mobilidade».
Os novos equipamentos foram entregues à Unidade de Cuidados Continuados de Basto, à Unidade de Saúde Familiar “O Basto” e à Unidade de Saúde Familiar de Arco de Baúlhe/Cavez «com o objetivo de apoiar a prestação de cuidados de saúde domiciliários».
A renovação da frota dos cuidados de saúde primários cumpre, por um lado, o desiderato da mobilidade verde e, por outro lado, a racionalização de custos com a gestão partilhada de viaturas pelos profissionais das unidades de saúde.
No contexto do acordo com a administração central, a transferência de recursos financeiros para o município rondou os 2 milhões de euros, parte dos quais (1,3 milhões) para obras de requalificação dos centros de saúde de Refojos e do Arco de Baúlhe.