Joaquim Barreto voltou a alterar o local onde vai apresentar, este sábado (19), a sua biografia: desta feita, acaba de anunciar que a sessão vai acontecer, a partir das 15h00, no pavilhão gimnodesportivo de Refojos, em Cabeceiras de Basto.
A apresentação estava anunciada há já bastante tempo para os espaços do Colégio de Refojos, depois de, como o Terras de Basto anunciou, o biografado e o seu “inner circle” terem manifestado a vontade de que acontecesse nos claustros do Mosteiro de Refojos, espaço simbólico no contexto da vida pública de Joaquim Barreto.
De acordo com nota agora divulgada à imprensa, na sessão deste sábado – aberta ao público –são esperados, além de biógrafo e biografado, também o autor de um dos textos principais e de uma das personalidades mais relevantes na vida de Joaquim Barreto, Parcídio Summavielle, bem como do ex-ministro social-democrata Arlindo Cunha e do ex-ministro socialista José Luís Carneiro, a par de «outros ilustres convidados, deputados, autarcas e antigos governantes».
Dado à forma por José da Costa Oliveira, “Joaquim Barreto – O Homem Político! O Homem Público!” faz «uma abordagem à vida pessoal, política e pública» do ex-presidente da câmara cabeceirense e ex-deputado à Assembleia da República, político que «dedicou grande parte da sua vida à causa pública, servindo esta terra de Basto».
«O livro dá a conhecer o percurso de vida de Joaquim Barreto, como cidadão, como político e como incontestável fazedor de Abril, na senda do legado que os capitães nos entregaram», como se lê no prefácio assinado por Parcídio Summavielle, que realça também «o homem solidário que sempre foi, o homem que nunca se escusa de abraçar quem sofreu os revezes do destino, o homem que nunca correu atrás de benesses, o homem que se dedicou a um ideal em detrimento de si e da família, um homem de uma inquestionável honestidade que prestigia o exercício da política, a democracia e o socialismo».
No livro são partilhadas vivências, fotografias e mais de setenta testemunhos de outras tantas pessoas, familiares, colegas, antigos governantes e muito amigos que se cruzaram com Barreto, seja no campo pessoal, político ou profissional.