O BECA, clube escolar de Celorico de Basto que se dedica ao andebol, veio agora a público expressar um «enorme orgulho e o sentimento de dever cumprido» pelo ingresso no ensino superior de alguns dos seus atletas e por continuar a prática da modalidade afetos aos grandes clubes do país.
Em causa estão atletas como Afonso Carvalho, Inês Sousa, Francisco Cardoso e Bárbara Miranda, o primeiro afeto ao Futebol Clube do Porto, a segunda ao ABC de Braga, o terceiro ao Sporting Clube de Portugal e a quarta ao Xico Andebol.
Pela voz do treinador João Varejão, o clube considera «admirável» ver como aqueles estudantes «conseguem equilibrar a excelência académica e desportiva com tanta dedicação».
O acesso à universidade reflete – diz o técnico – «não apenas talento, mas também disciplina, resiliência, esforço e paixão». «Vocês são exemplos inspiradores, mostrando que é possível sonhar grande e realizar objetivos em várias áreas», diz.
Varejão diz não ter dúvidas de que a preparação desportiva no clube ao longo dos anos deu a estes alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto uma série de vantagens que «vai muito além do aspeto físico, influenciando positivamente todos os valores» do dia-a-dia.
«Respeito, disciplina, perseverança e resiliência são valores fundamentais, não apenas nas competições, mas também nas relações pessoais e profissionais; além disso, promovem uma mentalidade positiva e a capacidade de lidar com adversidades», afirma Varejão. [Redação].