Mário Sousa e Vítor Moura lideram, em Celorico de Basto, as duas listas de candidatos a delegados ao XXI Congresso Federativo de Braga do Partido Socialista, sendo o primeiro afeto à candidatura de Luís Soares à presidência da Federação Distrital (Lista A) e o segundo à de Vítor Hugo Salgado (Lista B).
O congresso federativo acontece agora em outubro, em Famalicão, e deverá consagrar o novo presidente da estrutura federativa bracarense saído das eleições do próximo sábado (28 de setembro).
Tal como o Terras de Basto adiantou já, a lista liderada por Mário Sousa, professor e dirigente escolar, integra militantes como Óscar Miranda, Daniela Silva, Diogo Magalhães, Diogo Silva, Paula Ribeiro ou Tiago Sampaio.
Já com Vítor Moura, autarca de Arnoia, estão militantes como Lucinda Gonçalves, Nuno Silva, Jorge Teixeira, Eulália Gonçalves, Bruno Magalhães, Odete Faria, Agostinho Silva ou Patricia Silva.
O congresso federativo conta com a representação militante de 400 delegados, que participam nos trabalhos de pleno direito.
A par do presidente da Federação Distrital, as eleições deste sábado (28) servem também para escolher a líder distrital das Mulheres Socialistas, apresentando-se a sufrágio a atual presidente Vânia Cruz (Lista B), com a moção “Por todas nós”, e Idalina Forte (Lista A), com a moção “Lado a lado – Por uma igualdade plena”.
Como o Terras de Basto noticiou, também sábado (28), a Concelhia de Celorico de Basto elege os seus órgãos efetivos, numa situação extraordinária decorrente da ausência de candidatos nas eleições ordinárias realizadas há alguns meses, agora ultrapassada com uma única candidatura, a de Eugénio Carvalho. [Redação].