Quinta-feira, Novembro 21, 2024
spot_imgspot_img

Top da Semana

spot_img

Related Posts

Crédito de 100 milhões para produtores de vinho

O Governo criou uma nova linha de crédito de 100 milhões de euros com juros bonificados destinada a produtores vinícolas, revelou o Ministério da Agricultura e Pescas em comunicado. Esta medida é justificada pela necessidade de minorar o desequilíbrio no mercado criado pelo excesso de ‘stock’ de vinhos tintos em Portugal.

Segundo a informação, o Governo criou uma portaria — assinada pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento –, para ser publicada com urgência «designada “Linha de tesouraria – setor vinícola”, com as taxas de juro assumidas pelo Orçamento do Estado, dirigida a cooperativas e empresas do setor que se dedicam à transformação de uva para vinho».

A medida destina-se a cooperativas e empresas que se dediquem à transformação de uva para vinho e os empréstimos são concedidos pelo prazo máximo de três anos.

Citado no comunicado, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, explicou que com esta medida as cooperativas e as empresas só receberão «“o montante equivalente aos pagamentos que fizerem aos produtores de uvas», sendo que a campanha de 2023 também é elegível para regularização de pagamentos em atraso. O governante considerou ainda que a «bonificação da taxa de juro de 100% é mais uma prova do forte empenho do Governo no apoio ao setor vitivinícola».

Uma das medidas já anunciadas é a destilação de crise, financiada pela Comissão Europeia, para destilar algum do vinho em excesso, cujo álcool será usado noutros fins.

Em 2023, houve uma redução de consumo de vinho em termos nacionais e mundiais. Em Portugal, a vindima também foi maior do que o normal em 2023 e o mesmo se prevê para este ano, devido à reestruturação da vinha que a tornou mais produtiva. [Com Lusa]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Popular Articles